FICHA DE PROJETO GO IEPE

image

GO IEPE – Instalação Eficiente de Povoamentos de Eucalipto

PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020

Janeiro de 2017 a Dezembro de 2022

Objectivos:

Desenvolvimento de uma ferramenta de suporte à tomada de decisão para a instalação dos povoamentos de eucalipto, baseada em técnicas silvícolas sustentáveis ao nível do recurso solo e adequadas aos diferentes ambientes florestais. Pretende-se uma instrumentação de fácil utilização (user friendly), baseada em variáveis ambientais facilmente mensuráveis pelo proprietário florestal comum e que permita, não só identificar as práticas adequadas à instalação dos povoamentos, mas também possibilite uma análise económica de custos, tendo por base uma estimativa das expetativas de produção florestal para o ambiente em causa.

Os objetivos específicos da iniciativa são:
Desenvolver e implementar uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para a eficiente instalação dos povoamentos de eucalipto.
Potenciar a aprendizagem coletiva sobre as práticas de mobilização do solo, promovendo o cultivo mínimo, e a sustentabilidade das práticas testadas no cultivo do eucalipto.
Identificar constrangimentos e barreiras no acesso ao conhecimento e informação necessária para a introdução de inovações no domínio da sustentabilidade dos processos de instalação e gestão dos povoamentos de eucalipto, desenvolvendo soluções para as ultrapassar.
Promover a disseminação e demonstração dos resultados junto dos utilizadores do conhecimento, nomeadamente associações de produtores florestais, gestores e proprietários privados e públicos.
Promover a cooperação técnica entre as entidades que atuam nos domínios das plantações florestais e na mobilização de solos e fomentar o reforço da capacidade para a rápida recolha de informações sobre o solo e monitorização ao nível regional, dando o seu contributo para uma visão global.
Os objetivos desta Iniciativa visam contribuir na sua generalidade para a melhoria dos povoamentos de eucalipto em Portugal e, consequentemente, na sustentabilidade da capacidade produtiva dos solos florestais e dos ecossistemas florestais.

Resultados previstos:
Com esta ferramenta pretende-se:
Demonstrar aos proprietários do minifúndio quais as técnicas corretas na instalação dos povoamentos de eucalipto;
Incutir ao setor florestal privado técnicas de preparação do terreno menos intensivas, de menor custo e ambientalmente mais adequadas, reduzindo o número de áreas com problemas decorrentes desta atividade;
Ajudar a reduzir os custos da instalação dos povoamentos de eucalipto;
Contribuir para a melhoria da produtividade florestal do eucalipto no país, pela dinamização do setor e adoção de técnicas adequadas na instalação dos povoamentos de eucalipto;
Demonstrar aos prestadores de serviços que é necessário adaptar e mudar o equipamento de forma a aumentar o potencial produtivo da região com o mínimo de impacto ambiental;
Contribuir para o aumento da consciência na sociedade civil e decisores sobre a importância do solo para a vida humana.

Instituição promotora:
ORGANIZAÇÃO FLORESTAL ATLANTIS – ASS. DESENVOLVIMENTO FLORESTAL

Parceiros:
RAIZ – INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO DA FLORESTA E PAPEL
ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA
JJM ESPERANÇA LDA
ANEFA ASS. NACIONAL DE EMPRESAS FLORESTAIS AGRICOLAS E DO AMBIENTE
GREENCLON, LDA
FORESTFIN – FLORESTAS E AFINS, LDA
LEITÃO & CAVALEIRO SILVICULTURA E EXPLORAÇÃO FLORESTAL LDA

RENTABILIZE O SEU INVESTIMENTO COM AS NOSSAS PLANTAS MAIS PRODUTIVAS